Planejamento e conceito
De forma geral, pode-se dizer que existem alguns elementos, ou fases, que ao planejamento cumpre percorrer. Vale dizer que tais fases são aplicáveis a todos os tipos de planejamento, tipos estes que serão especificados a seguir.
Dentre esses elementos comuns, ou fases, tem-se, na visão de Kunsh (1986):
• Identificar a situação: ou seja, conhecer a realidade dos fatos, do ambiente, do contexto, levantando-se, para tanto, o máximo de informação possível.
• Determinar objetivos: ou seja, estabelecer os resultados desejados, onde se quer chegar, o que se quer obter, partindo-se do conhecimento da realidade, e estabelecendo prioridades.
• Escolha das estratégias: ou seja, identificar as melhores maneiras para se alcançar os objetivos estabelecidos.
• Definir recursos: ou seja, identificar os recursos (materiais, humanos e financeiros) necessários para a realização das estratégias definidas.
• Implantar o planejamento: ou seja, aplicar, realizar tudo o que foi planejado.
• Controle: ou seja, estabelecer mecanismos de acompanhamento de todo o processo de planejamento, comparando resultados, identificando desvios, corrigindo percursos.
Assim como existem vários modelos de planejamento para uma mesma finalidade, embora considerem elementos comuns, ou fases, ou instrumentos, como já demonstrado, existem também vários tipos de planejamento: planejamento organizacional, planejamento estratégico, planejamento de marketing, planejamento de comunicação, planejamento de campanha, entre outros, e cada um atende a um tipo de necessidade e aplica-se a uma finalidade.
Cumpre registrar, também, que não há unanimidade quanto aos conceitos