planejamento urbano
Mistura e variedades de usos compatíveis entre si, buscando a mais intensa utilização possível 24 horas por dia. A área em estudo, apesar de movimentadas durante o horário comercial, têm a circulação de pessoas, bastante reduzida nas demais horas do dia e finais de semana. Ambas são pouco utilizadas como área de lazer, em particular, a do Relógio, mesmo estando localizadas às proximidades do Núcleo Cultural Feliz Lusitânia, área de grande fluxo de pessoas. Assim como o número de pessoas, os veículos também tem um fluxo reduzido nos horários sem movimento, apesar de ter uma via de acesso muito utilizada. Visto que a área pode ser considerada comercial, após um determinado horário, a área fica sem grandes movimentos. Como estimulo, poderiam organizar o transito, assim como a área de estacionamento, para que diminua o congestionamento, assim como arrumar as calçadas para que os pedestres utilizem elas, ao invés das próprias ruas diminuindo o tumulto. Também fazer programas de lazer à noite, para que aumente o fluxo de pessoas e carros pelo turno da noite.
Vitalidade Urbana A vitalidade urbana da área em estudo, destina-se àqueles que têm como destino os bairros da Cidade Velha ou do comércio e adjacências, apresenta a maioria das pessoas como trabalhadores locais, de classe baixa. As mesma apenas trabalham no local, sendo eles peixeiros, comerciantes, ambulantes, entre outros. Sendo assim o movimento do local funciona de acordo com a hora do comércio. Já a outra minoria ou mora ao redor, ou vai frequentar a área comercial, ou apenas visitar, sendo turista ou não, visto que área possui um alto índice histórico e cultural. Apesar de não estar na lembrança da população.
Segurança A segurança na área é muito carente, tanto durando o dia, quanto à noite. Baseados em enquete realizada no trabalho anterior, chegamos a conclusão que falta policiamento na área, assaltos são