Planejamento urbano
Á ô Para garantir uma diversidade exuberante nas ruas, distritos e cidades, é necessário verificar 4 condições principais: - A necessidade de usos principais - A necessidade de quadras - A necessidade de prédios antigos - A necessidade de concentração – diversidade
determinada densidade é fundamental para o florescimento da
1. A Necessidade de Concentração
- Relação entre a concentração populacional e diversidade de usos nos centros urbanos - Importância das densidades habitacionais para a maioria dos distritos urbanos e seu desenvolvimento futuro - Fator de vitalidade e popularidade - Uso intenso do solo - Altas densidades são malvistas no urbanismo ortodoxo e na teoria do planejamento habitacional.
Greenwich Village é uma ampla e residencial da cidade de Nova Iorque.
tradicional
área
É circundado por áreas muito populares, caracterizadas por alto grau de vitalidade e diversidade. Essas áreas populares são altamente adensadas, com grandes densidades habitacionais (175-254 moradias/acre), mas, com poucas exceções, suas moradias não são superlotadas. Sem padronização de edifícios Greenwich Village, Manhattan
Uma das razões pelas quais altas densidades urbanas são mal vistas, embora desmentida pelos fatos, é que sempre se confundem altas densidades habitacionais com superlotação de moradias.
Superlotação de moradias
Altas densidades habitacionais
Muitas pessoas numa moradia em relação ao número de cômodos que ela possui (1,5 pessoas por cômodo ou mais).
Grande quantidades de moradias por acre.
Planejadores da Cidade-Jardim: falta de distinção entre a ocorrência de cômodos superlotados e a diversidade de área densamente construída. Responsáveis pela reurbanização: monstruosidade estatística, cifras puras com número de pessoas por acre que não revelam o número de moradias ou cômodos.
E também, a erradicação de cortiços, geralmente nada tem a ver com a solução do problema da superlotação.
As densidades são muito