Planejamento urbano
Na cidade de Canguçu convivemos com vários tipos de poluição, mas graças a prefeitura temos uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que faz o que pode para cuidar do nosso Meio Ambiente, para que isso seja feito conta com três departamentos: o de licenciamento, o de fiscalização e o de educação ambiental pois não adianta fiscalizar tanto e deixar de ensinar os futuros moradores do nosso mundo a cuidar do lugar onde vivem, se essa educação não vier desde o início da vida após o amadurecimento de cada um, talvez seja tarde para que eles se conscientizem de que tem de cuidar do mundo.
O Departamento de Educação Ambiental visa buscar ações de responsabilidade ampla e complexa, integrando nas demais instituições e áreas da educação, criando uma consciência de preservação ambiental, através de palestras e atividades nas escolas e comunidade.
O Departamento de Licenciamento Ambiental tem como objetivo regulamentar as atividades municipais através de Licenciamento de acordo com as normas vigentes, buscando desenvolvimento sustentável e o equilíbrio do ecossistema, no tocante ao impacto local.
O departamento de Fiscalização Ambiental visa combater as agressões do Meio Ambiente de forma educativa, com atenção especial, vigilância e preservação de matas ciliares, áreas de preservação, fontes hídricas e defesas do seres vivos de ordem animal e vegetal, observando e aplicando a legislação vigente.
Entretanto o município deixa a desejar na questão do cumprimento da legislação ambiental com relação a preservação de nascentes e cursos d’água, pois não existem medidas de favorecimento para o cumprimento da legislação, também não existe nenhum projeto que incentive o proprietário rural com relação ao planejamento urbano de sua cidade.
Para que tudo isso seja desenvolvido existe o Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (COPAM), que foi reconhecido legalmente e instituído pela lei n°1856 de 21 de Dezembro de 1998, alterada pela lei