Planejamento urbano na cidade das rosas: seabra
ramone alves souza
planejamento urbano na cidade das rosas: seabra
Seabra
2012
ramone alves souza
planejamento urbano na cidade das rosas: seabra
Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Introdução à Gestão Ambiental; Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade; Química Ambiental; Geologia e Geomorfologia.
Profs. Cristina Célia Krawulski; William Luiz da Cunha; Kênia Zanetti; Ewerton de Oliveira Pires.
Seabra
2012
INTRODUÇÃO
As questões pertinentes a uma saúde ambiental serão abordadas, a partir de uma cidade, tendo como reflexo, partes abrangentes como um estado e ou um país. Em qualquer parte do planeta, o meio ambiente natural está sofrendo as conseqüências no meio biótico e abiótico do consumismo humano.
Lembrar-se-á que os recursos naturais são finitos e que medidas precisam ser tomadas para a continuidade da vida dos seres vivos.
planejamento urbano na cidade das rosas: seabra
O meio ambiente saudável é necessário a todos os seres vivos. Ele pode ser natural, artificial, cultural, meio ambiente de trabalho e patrimônio genético. O meio ambiente natural é um tema que é sempre discutido atualmente, pois dele dependerá a sobrevivência humana e dos demais seres. O homem é uma peça principal no que diz respeito à natureza, pois ele é o único animal que além de consumir, destrói em números alarmantes ao espaço onde vive. Segundo o Artigo 225 da Constituição Federal de 1988:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
De acordo com a carta magna, o Poder Público (que legisla e executa as leis) e à coletividade (nós, como parte integrante da sociedade) têm a obrigação de conservar o meio ambiente tão