Planejamento urbano de brasília df
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 IBRAM 4
2.1.1 CONAM - DF 4
2.1.1.1 PDOT - DF 4
3 CONCLUSÃO 7
1 INTRODUÇÃO
Brasília, capital do nosso país, é o único município do Distrito Federal, mas que conta com várias cidades satélites como Sobradinho, Taguatinga, Gama e outras. Todas com suas Administrações Regionais. Neste Trabalho Acadêmico, discorreremos sobre o planejamento urbano de Brasília e consequentemente de todo o Distrito Federal.
2 DESENVOLVIMENTO
Desde sua fundação, Brasília foi planejada com o que há de mais moderno e avançado em matéria de planejamento urbano, sendo por isso tombada, no Plano Piloto, pelo Patrimônio Histórico Mundial, sendo projetado por Lúcio Costa e contando com Arquitetura de Oscar Niemeyer.
É uma das cidades mais arborizadas do Brasil, além de possuir inúmeras reservas ambientais como APAs, Parques, ARIEs, Estação Ecológica Jardim Botânico e Águas Emendadas, etc., tudo isto fruto de um planejamento urbano bem arquitetado e executado.
2.1 IBRAM
Criado pela lei nº 3894 de 28 de maio de 2007, o IBRAM – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF - é o órgão executor, controlador e fiscalizador das políticas ambientais e de recursos hídricos do Distrito Federal.
2.1.1 CONAM - DF
Em 23 de agosto de 2007 foi criado o CONAM-DF – Conselho do Meio Ambiente do Distrito Federal, pelo Decreto nº 28.221. É composto paritariamente por membros natos e membros designados pelo governo.
São membros natos do CONAM os representantes do Complexo Administrativo do DF, em número de 15, exercendo a presidência o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH/DF, antiga SEDUMA-DF.
São membros designados pelo governo os representantes, em número de 15, de entidades como o IBRAM, IBAMA e outros.
É um órgão consultivo e deliberativo de 2º grau.
2.1.1.1 PDOT-DF
A SUPLAN – Subsecretaria de Planejamento Urbano, é o órgão da SEDHAB – Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento