Planejamento urbano brasil
Cidades Planejadas e Planejamento Urbano
Planejamento Urbano no Brasil
Rio de Janeiro 1903
O plano Pereira Passos previa uma série de obras inspiradas nas recentes transformações europeias, como a aberturas de avenidas como a Av. Rio Branco, Av. Beira Mar e Av. Mem de Sá (Leme 1999).
Sanitarismo
O engenheiro sanitarista Saturnino de Brito realizou , na virada do séc. XIX, várias obras em cidades brasileiras que incluíam, além do sistema de escoamento pluvial, diretrizes de expansão e reorganização urbana. Entre seus principais projetos encontram-se os planos para a cidade de Vitória, Campos, Natal, Recife e Santos.
Projeto de um bairro residencial na cidade de Natal
Recife
No início do séc.XX, Recife passava por um período de crescimento acelerado, o que provocavou um colapso na infraestrutura sanitária resultando em várias epidemias. Em 1905 Empresa Londrina Douglas Fox & Partners elabora projeto de melhorias urbanas, cordenado pôr Saturnino. Ele montou um projeto completo de saneamento para a cidade, com sistema separador absoluto e emissário à 5 km da costa. Saturnino propôs um Plano Geral de arruamentos e a pavimentação do sistema viário da cidade de Recife.
Santos
Com o crescimento da exportação de café, no final do séc. XIX, a infraestrutura de saneamento da cidade se mostrou insuficiente, resultando em muitas doenças e mortes. Foi feito um primeiro plano para a cidade por José Brant de Carvalho que não chegou a ser executado. Posteriormente, Saturnino de Brito montou um outro plano, que respeitava a topografia local e, posteriormente um projeto de expansão urbana e e infraestrutura de educação, cultura e lazer que apresentou à câmara municipal.
Plano de José Brant
Plano Urbanístico
Saturnino idealizou e construiu os canais de drenagem em cimento armado, com taludes gramados nos leitos marginais e ladeados por vias densamente arborizadas, para amenizar o calor.
Primeira fase: Canais de drenagem (Total de 9 Os