Planejamento tributário
No mundo moderno, onde a concorrência apresenta um elevado índice entre as entidades, é necessário que se tenha uma contabilidade de qualidade e que forneça informações uteis para a tomada de decisões. Dessa forma, os usuários da contabilidade podem desenvolver um planejamento tributário que permite a avaliação de estratégias e projetos a partir da definição dos objetivos propostos, permitindo se aprofundar o seu ambiente interno e externo. Portanto, torna-se imprescindível o planejamento tributário nos empreendimentos a fim de amenizar os seus custos, onde essa ferramenta é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir ao máximo o pagamento de tributos nas empresas.
Especificamente, este estudo tem o objetivo de avaliar os regimes de tributação com base no Lucro Real e Lucro Presumido, buscando a melhor opção para o enquadramento de determinada empresa e porte, procurando sempre alcançar os melhores resultados econômicos. Para o desenvolvimento do projeto, foi analisada a importância de um bom planejamento tributário.
1.1 O problema e a sua importância
Entender o sistema tributário brasileiro é tarefa árdua e difícil, desta forma, estar atualizado é uma tarefa cada vez mais difícil e ao mesmo tempo importante, o que tem levado as empresas a procurar serviços especializados na área tributaria. Em função disso, os empresários e profissionais envolvidos, necessitam de alternativas rápidas e precisas para a redução de seus custos, visando assim encontrar alternativas legais que venham maximizar seus lucros. Com a globalização, o mercado competitivo e o pesado ônus tributário que domina sobre as empresas, exigem do profissional da contabilidade, a todo instante, práticas de gerenciamento eficazes para preservar e permanecer a continuidade do empreendimento. Procurar formas lícitas de reduzir o pagamento de tributos e ao mesmo tempo permanecer atento ás mudanças da legislação é uma necessidade indispensável para