PLANEJAMENTO TRIBUTARIO
A contabilidade tem suma importância na tomada de decisão gerenciais de uma empresa. Seu principal objetivo é coletar e registrar fatos contábeis praticados pela empresa, demonstrado sua real situação patrimonial e econômica, de acordo com os princípios contábeis.
Como no Brasil é notório nosso complexo nível de tributação com varias leis, decretos, impostos, taxas etc... chegando a inviabilizar certos negócios cabe ao contador viabilizar de forma legal através de um planejamento tributário configurando a empresa do seu cliente para um menor ônus tributário.
Devido a esse cenário tão complexo cabe ao estudo do planejamento tributário da empresa demostrar de forma clara qual a melhor forma de tributação a empresa deve se enquadrar impactando em toda a estrutura de uma organização, representando maior capitalização de recursos a partir de uma elisão fiscal assim podendo gerar novos investimentos ou ate mesmo a redução do preço final do produto.
O PLANEJAMETO TRIBUTARIO
1.1 CONCEITOS: Entende-se como planejamento tributário, o planejamento empresarial que tendo como objeto os tributos e seus reflexos na organização, visa obter economia de impostos, adotando procedimentos estritamente dentro da legalidade. O planejamento tributário é na verdade a atividade empresarial estritamente preventiva, que tem como fator de análise o tributo e visa identificar e projetar os atos e fatos tributáveis e seus efeitos, comparando-se os resultados prováveis, para os diversos procedimentos possíveis, de tal forma a possibilitar a escolha da alternativa menos onerosa para o conribunte. O caráter preventivo do planejamento tributário decorre do fato de não se poder escolher alternativas senão antes de se concretizar a situação. Após a concretização dos fatos, via de regra, somente se apresentam dual alternativas para o sujeito passivo da relação jurídico-tributária: pagar ou não pagar o tributo decorrente da previsão legal descrita como fato gerador. A alternativa