Planejamento tributario
Em meio a alta carga tributária imposta as empresas brasileiras, torna-se difícil manter a sobrevivência das mesmas, pois cerca de 33% de suas receitas destinam-se ao pagamento de encargos, fazendo com que estas tenham que adotar determinadas medidas, buscando amenizar o alto impacto dos custos totais da empresa.
Como sugestão proposta às empresas, para que as mesmas não continuem as práticas evasivas, surge o planejamento tributário que tem como finalidade propor uma redução da economia tributária, pela adoção de um estudo das alternativas legais para reduzir encargos pagos pelas empresas.
O planejamento tributário não é uma ferramenta de resultados rápidos, exige uma atenção especial das empresas, e, uma vez adotado, os ajustes devem ser contínuos, pois, a redução de carga tributária é realizada sobre as brechas na legislação, que sofrem constantes alterações.
O presente trabalho procura mostrar e conscientizar a empresa em analise sobre a importância do planejamento tributário, uma vez que, as mesmas possuem pouco conhecimento a respeito dessa ferramenta, bem como incentivar a implantação dos mesmos.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo geral:
Apresentar as empresas os benefícios e as dificuldades de implantação proporcionadas com a implantação adequada do planejamento tributário.
2.2. Objetivos específicos:
• Conceituar Planejamento Tributário, e apresentar os benefícios obtidos com sua adoção e também os principais desafios durante sua implantação.
• Explicar a fundamental importância do Planejamento Tributário para as empresas.
• Sugerir a empresa a implantação do Planejamento Tributário.
2. JUSTIFICATIVA
A escolha do tema deste trabalho foi definida depois de observada a enorme dificuldade que grande parte das empresas enfrentam para gerir seus encargos.
Existe por parte das empresas um desconhecimento sobre o que vem a ser o planejamento tributário, e os benefícios que o mesmo pode proporcionar.
O profissional da área de