Planejamento Sociaial Principios Norteadores
1363 palavras
6 páginas
PLANEJAMENTO SOCIAL: PRINCÍPIOS NORTEADORESCristiane Alves e Oliveira
Eliana Silva de Jesus
Nívia Alves de Oliveira
Professor-Tutor Externo – Joanna Falcão de Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (0164) – Prática do Módulo v
11/12/2014
RESUMO
O trabalho acadêmico por hora apresentado constitui-se de um estudo sobre Planejamento Social. Aborda-se conceitos de planejamento. Aborda-se também a posição dos programas sociais no Brasil e os tipos encontrados no país. Diante do exposto, o presente estudo visa verificar a situação do planejamento de projetos e programas sociais no país. O trabalho faz uso da metodologia levantamento bibliográfico e documental. Espera-se contribuir com a análise das contribuições de trabalhos científicos e bibliografias específicas do tema.
Palavras-Chave: Planejamento; Programas; Projetos; Sociais.
1 INTRODUÇÃO
Os projetos e programas sociais são de conhecimento da população brasileira e muitos de nós somos assistidos pelos mesmos em algum momento. O financiamento habitacional, os programas de apoio e desenvolvimento à educação e o bolsa família são exemplos de sucesso e de conhecimento da sociedade.
O presente trabalho se dedica a entender o papel do planejamento neste processo de estabelecimento dos programas sociais no país e principalmente na identificação das demandas a serem atendidas.
Além disso, tenta mostrar um pouco sobre conceitos e tipos de planejamento, e sobre os tipos e naturezas dos programas sociais no país de acordo com a visão de estudiosos na área e suas contribuições.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PLANEJAMENTO
No ambiente organizacional nos dias de hoje é comum se falar de planejamento. É possível perceber quão importante é esse conceito para que os planos e projetos das organizações e instituições sejam bem sucedidos. É comum se dizer que sem planejamento as chances de sucesso são mínimas. Para Correa, planejamento “é especificar os objetivos a serem