Planejamento,Recrutamento e Seleção de Pessoas
Juliana Topanotti
Sabrina Estevam
Abel Junior
Marcelo Cardoso
Prof. Rogerio Mafiolette FelicioCentro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Gestão Comercial (GCO 0106) –
31/07/2014
Resumo:
Palavras-chave:
1 - Introdução
A arte da cerâmica existe desde que o homem descobriu que com o fogo ele poderia alterar a forma da argila. Hoje o Brasil é um dos maiores produtores mundial de Revestimento cerâmico, ficando atrás apenas de países como a China, Itália e Espanha. A indústria cerâmica teve inicio na região sul do Brasil no ano de 1947. A primeira cerâmica a dar início à atividade foi à cerâmica Cesaca, sendo responsável pelo crescimento e reconhecimento das pesas produzida na região sul fazendo com que os produtos fossem conhecidos mundialmente, primeiramente começaram a produzir louça de mesa, depois passaram a produzir azulejos e vasos sanitários.
Na década de 50 foram fundadas as cerâmicas: Ceusa em 1953, na cidade de Urussanga e a cerâmica Cocal indústria e Comercio Ltda. ( Futuramente Cerâmica Eliane) em 1954 no distrito cocal do sul. Ao longo da década de 60 foram criadas a Cecrisa ( cerâmica Criciúma S.A)em 1966 e a Incocesa ( Industria de Ceramicas S.A ) em 1969.
2-Indústria Cerâmica
A indústria de revestimentos cerâmicos se constitui em um segmento da indústria de transformação, de capital intensivo, inserido no ramo de minerais não metálicos. Tem como atividade a produção de pisos e azulejos, representando, juntamente a cerâmica estrutural vermelha (tijolos, telhas e outros refratários), as louças e o vidro. Uma cadeia produtiva que faze parte do complexo industrial de materiais de construção.
2.1Empresas
Hoje se encontram na região sul grandes empresas produtoras de revestimento cerâmicas como Eliane, Ceusa e Cecrisa além das multinacionais que escolheram a região sul para se instalarem.
2.2 Historia das cerâmicas
Ceusa : foi fundada por integrantes da comunidade de Urussanga