Planejamento Publicitário
O planejamento publicitário lida com a necessidade de se fornecer informações aos envolvidos no projeto, onde se definem metas e estratégias com o objetivo de evitar ruídos e dificuldades na execução do mesmo. Os planejadores são capazes de desenvolver um plano de comunicação que responda a expectativa da empresa e criar um conjunto de ações que tenham aderência aos objetivos de negócios determinado pelo cliente, por exemplo, aumentar as vendas de um produto ou desenvolver um plano de acordo com a necessidade do cliente. Seja qual for o objetivo ou o contexto do trabalho, um bom planejamento está diretamente relacionado ao sucesso dos resultados. Todo trabalho feito sem planejamento já está a um passo de fracassar.
''O planejamento é uma função desenhada para agregar valor ao trabalho em equipe. Em uma agência de publicidade e propaganda isso significa realizar trabalhos mais efetivos e isso é alcançado quando conseguimos nos conectar com a nossa audiência, assim como com o cliente''.
O briefing e o planejamento publicitário são inseparáveis. No momento em que o planejamento começa com a análise do problema, também começa o processo de briefing. Um bom planejamento e um bom briefing fazem toda a diferença na qualidade do projeto.
É normalmente aceito que a peça publicitária deva ser planejada para se atingir objetivos claros e bem definidos. Assim, o processo de planejamento total tem como meta chegar as conclusões sobre: Quem estamos tentando influenciar? Como queremos influenciá-los? Quando? A que custo?. O processo é uma investigação de informações, análise e exame, mantendo o que for relevante e descartando o que não for, até que o objetivo apareça, tão claro e preciso quanto possível.