PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
...o gestor organizacional tem um grande desafio: entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais buscando os melhores resultados para os acionistas, proprietários e também para a sociedade e demais atores....
1. Gestão: conceito e os vários papéis do gestor
A palavra gestão vem do latim gestione – ato de gerenciar e administrar – e o gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Deve ainda ser capaz de planejar estratégicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão.
Gestor é, em tese, o nosso velho conhecido administrador, com uma nova roupagem, imbuído de novas responsabilidades que complementam suas funções ou habilidades e que devem estar alinhadas às necessidades e exigências do mundo contemporâneo.
No atual cenário de abundante concorrência, fatores que efetivamente têm peso no processo de Gestão são aqueles relacionados a qualidade, criatividade, racionalização dos processos e, todos, com o propósito de eliminar os desperdícios, entre outros, que visam flexibilização do sistema .
A pessoa que assume o cargo gerencial deve ser um indivíduo que traz consigo experiências, conhecimento, competências e modelos mentais, permeados por valores e que representam, no todo, o estilo do gestor.
2. Os imperativos éticos
Observa-se que atualmente há uma exigência acentuada, além de enorme pressão para que os gestores (gerentes, executivos, supervisores), entre outros cargos de chefia, busquem obter o máximo lucro chegando até mesmo a serem estimulados, e em muitos casos de maneira perigosa, a estabelecer uma competitividade interna exagerada. Em geral, os indivíduos trazem em sua formação conceitos sobre princípios, valores