PLANEJAMENTO OK
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL
PROFª. EAD: MARIA ELAINE CRISTINA VAZ
ACADÊMICOS:
PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL
O planejamento é apresentado como um dos principais pré-requisitos para o exercício profissional do Assistente social e tem como objetivo a articulação da gestão, avaliação e monitoramento das ações conceituando e justificando-os como elementos que constituem a pratica profissional.
O planejamento para o profissional de serviços social deixa de ser um simples método e torna-se o mais importante procedimento da profissão e como instrumento está condicionado politicamente o que determina que seu direcionamento ocorra no interesse da maioria quando democraticamente utilizado, além do planejamento temos como elementos a avaliação e monitoramento, que embora se relacione com a avaliação, e uma atividade gerencial que visa o controle e entrega de insumos de acordo com as metas e manutenção de calendário de trabalho e se desasam como elementos constituinte da pratica profissional.
Será enfatizada a gestão da politica na atualidade, que busca cada vez mais a articulação entre as diferentes politicas e democratização de processos decisório. Assim facilitando o desempenho do assistente social na sua pratica profissional.
PLANEJAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NO SERVIÇO SOCIAL
Planejamento é uma ferramenta administrativa que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro. Estruturando o tramite adequado a reavaliar todo o processo que o plano de destina. Sendo assim o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explicito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. O planejamento é um meio de organização para um determinado fim. Para que haja um planejamento, é preciso passar por umas etapas. Suas etapas são