planejamento no serviço social
Chossudovsky, Michel, 1942- A globalização da pobreza: impactos das reformas do FMI e do Banco Mundial/ Michel Chossudovsky; tradução de Marylene Pinto Michael- são Paulo: Moderna,1999
A GLOBALIZAÇÃO DA POBREZA: impactos das reformas do FMI e do Banco Mundial
A ECONOMIA GLOBAL BASEADA NA MÃO-DE-OBRA BARATA
“A globalização da pobreza é acompanhada pela reforma das economias nacionais dos países em desenvolvimento e pela redefiniçao de seus papéis na nova economia mundial [...]”. (p.65)
“A economia mundial é caracterizada pela transferência de parte substancial da base industrial dos países desenvolvidos para localidades de mão-de-obra barata dos países desenvolvidos”. O desenvolvimento da economia de exportação baseada a mão-de-obra barata teve inicio no Sudeste Asiático nos anos 60 e 70, principalmente na “manufatura de trabalho intenso [...]” (p.65)
A REFORMA MACROECONÔMICA OFERECE AS BASES PARA A TRANSFERÊNCIA DAS INDÚSTRIAS
“ A reestruturação das economias nacionais sob os auspícios das instituições de Bretton Woods contribui para o enfrentamento do Estado. As industrias que produzem para o mercado são solapadas e as empresas nacionais, levadas à falência[...]” (p.66)
“ A globalização da pobreza endossa o desenvolvimento da economia de exportação baseada na mão-de-obra barata em escala mundial. As possibilidades de produção são imensas, dada a massa de trabalhadores empobrecidos e baratos em todas as partes do mundo[...] (p.66)
PROMOÇAO DE EXPORTAÇAO INDUSTRIAL
“[...]A competição entre e dentro dos países em desenvolvimento contribui para comprimir os salários e os preços. A promoção da exportação(quando implementa simultaneamente em um grande número de países) leva à superprodução e a diminuição das receitas decorrentes da exportação[...]”(p.67)
“ Além disso, as medidas de estabilização econômica impostas no Sul e no Leste repercutem nas economias dos países ricos: a pobreza no Terceiro Mundo contribui para a retratação global da