planejamento jusi in time
Rodolpho Antonio Mendonça Wilmers
Fascículo 6
Planejamento e controle Just In Time
• Entendendo o Just In Time
Just In Time, cuja tradução para o português resulta em algo não muito claro –
“Apenas a Tempo”, corresponde a atividade de produzir bens e serviços exatamente no momento em que os mesmas são necessários, evitando assim que a produção antecipada resulte em estoque, e nem depois, que resulta em atraso. Devido a essa característica – produzir e entregar exatamente quando necessário – que esse modelo de planejamento e controle recebeu o nome de
Just In Time. Adicionando qualidade e eficiência ao tempo, chega-se a definição completa do que é Just In Time. Segundo Voss (Just in time manufacture, 1987):
Just In Time (JIT) é uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar a produtividade global e eliminar desperdícios.
Possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento apenas da quantidade necessária de componentes, na qualidade correta, no momento e locais corretos, utilizando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos.
JIT é dependente do equilíbrio entre a flexibilidade do fornecedor e a flexibilidade do usuário.
É alcançado através da aplicação de elementos que requerem o envolvimento total dos funcionários e trabalho em equipe.
A filosofia-chave do JIT é a simplificação.
Uma forma de compreender a abordagem JIT e conhecer sua diferença com os métodos tradicionais de planejamento e controle considera a análise do contraste entre os dois sistemas de manufatura:
Fig. 3.3: Fluxo tradicional e JIT
Fonte: SLACK –
Adminstração da
Produção
Administração de Suprimentos e Logística
1
MÓDULO 6 – FASCÍCULO 6
Rodolpho Antonio Mendonça Wilmers
No modelo tradicional, a existência de um estoque amortecedor entre as diferente operações permite que cada uma trabalhe de forma mais ou menos independente um a da outra, permitindo que os estágios A, B e