planejamento hospital
53
A CRIANÇA HOSPITALIZADA:
ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADES
PREPARATÓRIAS PARA O PROCEDIMENTO
MÉDICO DE INALAÇÃO*
THE HOSPITALIZED CHILD: AN ANALYSIS OF
A PSYCHOLOGICAL INTERVENTION PROGRAM ON THE
PREPARATION FOR AN INHALATION MEDICAL PROCEDURE
Maria Rita Zoéga SOARES1
Edda BOMTEMPO2
RESUMO
A hospitalização infantil beneficia-se com intervenção psicológica para promover a modificação do comportamento de pacientes. Foram propostos procedimentos observacionais e experimentais para avaliar um programa de atendimento a crianças expostas ao procedimento médico de inalação, tendo como objetivo a diminuição da freqüência de ocorrência de comportamentos concorrentes e o aumento nos comportamentos de adesão.
A Observational Scale of Distress Behavior (OSDB) possibilitou o registro das categorias comportamentais. Participaram do estudo, 20 crianças, distribuídas em grupos experimental e controle. Crianças pertencentes ao grupo experimental submeteram-se a um programa que incluiu estratégias relacionadas à leitura, à simulação, ao relaxamento e à fantasia. A análise dos dados demonstrou que os participantes do grupo experimental apresentaram um padrão comportamental mais adaptativo. Relações funcionais foram explicitadas para melhor compreensão do comportamento dos participantes. Os resultados obtidos pretendem subsidiar o desenvolvimento de programas de preparação para procedimentos médicos.
Palavras-chave: criança, hospital, psicologia pediátrica, procedimentos médicos, intervenção psicológica.
(*)
(1)
(2)
O presente texto é parte da Tese de Doutorado apresentada junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo em novembro/2002. A autora foi bolsista da CAPES.
Doutora em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina. Endereço para correspondência: Universidade Estadual de
Londrina - Campus Universitário – Londrina/PR Cep: 86051-900. E-mail: