planejamento financeiro
O planejamento financeiro preocupa-se com a parte financeira, na qual pode-se destacar, os elementos da política de investimento e financiamento da empresa, sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas.
O planejamento financeiro torna-se um instrumento indispensável para a estratégia empresarial fornecendo um referencial técnico para os executivos tomarem decisões que acarretam no crescimento em uma empresa. Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios.
2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
É a projeção das necessidades de caixa, do estabelecimento das orientações de controle de custos, da fixação das metas das futuras vendas e lucros, da decisão da melhor alocação dos recursos escassos e do desenvolvimento de estratégias alternativas no caso de os planos existentes não funcionarem.
O planejamento financeiro considera situações e possibilidades futuras. Visando reduzir riscos de perdas, proporcionar maximização dos ganhos, e oferecer informações imprescindíveis para as tomadas de decisões.
De acordo com Lemes (2002, p.243)
“O planejamento financeiro direciona a empresa e estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro. Em sua maioria, as decisões numa empresa demoram bastante para serem implantadas. Numa situação de incerteza, isso exige que as decisões sejam analisadas com grande antecedência.”
O planejamento financeiro ao contribuir para definir objetivos e fixar padrões de avaliação de resultados é a ferramenta adequada para o estudos de viabilidade do planejamento da empresa. Através do planejamento financeiro contidas no planejamento da empresa, indicando a possibilidade de sua implantação, ou não do ponto de vista financeiro. O processo de planejamento financeiro é desenvolvido através da manipulação, etapa por etapa, de