planejamento financeiro
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta elaboração de um Projeto Integrador Financeiro , para salientar a importância de um Planejamento Financeiro pois como o nome já diz planejar significa: “Ato ou efeito de prever, antecipar, ou vislumbrar algo que ainda não aconteceu; preparar; projetar”
Com o desenvolvimento industrial e comercial, presenciamos o crescimento de maior número de empresas de médios e grandes portes. O homem ou o grupo de homens que outrora eram capazes de administrar seus negócios, sem precisar de um sistema de planejamento hoje já se sentem incapazes diante da multiplicidade de problemas.Passa-se então a ver a necessidade um planejamento financeiro, pois através desta pode se alcançar suas metas e objetivos. Um planejamento financeiro é um guia para empresa que em curto ou em longo prazo, onde poderá ter garantias de como será as condições de caixa bem como os lucros ou prejuízos que poderá adquirir.
O Patrimônio é o objeto da Contabilidade. Mas, o que vem a ser o objeto de uma ciência? O objeto delimita o campo de atuação de uma ciência.O que é patrimônio?
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa, portanto o acompanhamento dos acontecimentos que interferem na sua composição é de suma importância, para que se possa analisar a saúde financeira da empresa.
Os bens de um empresa é tudo que é útil para a empresa, desde que possa ser avaliado monetariamente. Os direitos são os valores pertencentes à empresa, mas que estão em poder de terceiros. São as contas a receber. As obrigações são as dívidas da empresa, ou seja, as contas a pagar.
Porém, para um bom funcionamento empresarial é necessário dispor de um registro em um diário de caixa onde o mesmo constitui-se de uma seqüência de gastos e recebimentos efetuados durante um determinado período.
Também se faz