Planejamento Financeiro
DE PROJETOS
Planejamento de Projetos na Agroindústria
Técnico em Agroindústria – Módulo IV
O que é o Plano
Financeiro?
O Plano Financeiro é composto por projeções financeiras e contábeis, indicadores e técnicas de análise de investimentos, traz todas as informações sobre as finanças do negócio.
Permite ao empreendedor avaliar sua viabilidade e visualizar a situação financeira no futuro.
O que é o Plano
Financeiro?
Objetivo de minimizar riscos ao máximo.
O Plano Financeiro é também um documento para divulgar a empresa, convencer parceiros, conseguir crédito, além de servir como parâmetro na condução das atividades.
PLANO FINANCEIRO
O Plano Financeiro deve estar assim estruturado:
PLANO FINANCEIRO
Investimento inicial – Deve conter itens como custo de instalação, suprimentos e equipamentos necessários para a implantação do negócio. Tais informações são fundamentais para o levantamento do investimento fixo e para implantação da empresa.
PLANO FINANCEIRO
Receitas – No Plano de Marketing o empresário já fez a projeção de das suas vendas para os próximos anos. Com estes dados em mãos, juntamente com a determinação do preço a ser praticado pelo seu produto ou serviço, o empreendedor poderá visualizar suas vendas em termos de valores, as quais denominamos de receitas. PLANO FINANCEIRO
Custos e despesas – Todos os valores que serão necessários para a produção do produto/serviço.
Deverão ser levantados tanto os custos de produção, quanto despesas relativas ao suporte à produção como a administração, vendas, etc.
PLANO FINANCEIRO
Fluxo de caixa – É um instrumento que tem como objetivo básico a projeção das entradas
(receitas)
e saídas (custos, despesas e investimentos) de recursos financeiros por um determinado período de tempo. Com o fluxo de caixa o empreendedor terá condições de identificar se haverá excedentes ou escassez de caixa durante o período em questão.