Planejamento estrátegico
O avanço da industrialização resultou no aumento do numero de acidentes, que já era alto. Criou uma serie de normas para enfrentar essa situação, dentre elas a obrigatoriedade das empresas maiores de terem profissionais especializados (engenheiro, médicos e técnicos) na área de segurança e medicina do trabalho. Mas a quantidade de acidentes continuou a crescer, mesmo quando o ritmo da atividade econômica se reduziu. Em 1975 e 1976 o Brasil chegou a ter 10% dos seus trabalhadores acidentados.
Como já vimos que ocorre muitos acidentes dentro de uma empresa, temos que mostrar que todas devem implementar as referidas normas, que o órgão responsável pela fiscalização é o Ministério do Trabalho e Empregado.
Então devemos seguir todas normas corretamente, e o que vamos estudar nesse planejamento de uma empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
Foi identificado um acidente dentro de uma empresa, o tanque em que ocorreu o acidente faz parte de um conjunto que forma a Estação de tratamento de Efluentes da empresa, que fabrica óleo vegetal. Trata-se de um tanque reator, ou seja, uma unidade onde a matéria orgânica é degradada parcialmente por bactérias anaeróbicas, formando gás sulfídrico. Na parte superior, o reator é fechado por dispositivo cônico de diâmetro inferior ao do tanque, que permanece flutuando sobre o lodo. Esse cone, originalmente, era suspenso por tirantes de aço, que estavam rompidos já havia algum tempo. Então foram identificadas varias infrações pelos auditores fiscais do trabalho, pois dentro de uma grande empresa não pode acontecer de maneira alguma tantas infrações. Vamos começar identificá-las:
Com o inadequado gerenciamento da atividade e a falta de manutenção preventiva dos tirantes de aço, os trabalhadores não foram capacitados para a entrada em espaço confinado, isso foi um grande erro, teriam que identificar e avaliar os riscos dos espaços, implantar o serviço de emergências e resgate mantendo sempre os membros sempre a disposição,