Planejamento estrtégico
Com a globalização, a competitividade entre as empresas aumentou consideravelmente. O efeito de tal cenário provoca constantes mudanças dentro das empresas e estas tem que estarem preparadas a estes desafios. Com a aceleração das mudanças, ocorre uma crescente pressão cuja exigência é a capacidade de mudar, é onde entra a estratégia e o planejamento empresarial, sendo seus protagonistas, pessoas com visão inovadora, e imprevisível, pois a sustentabilidade e sobrevivência de muitas empresas dependem muito de tais competências
Estratégia Empresarial
Com as crescentes e constantes mudanças, as empresas precisam aceleradamente buscar uma flexibilidade para as reações adversas do mercado. Toda e qualquer mudança precisa ser rápida na maioria das vezes constantes e necessariamente eficazes.
Um planejamento constante com visibilidade de reação as ações tomadas e pró-atividade são extremamente importantes para um resultado positivo com as mudanças.
Partindo do ponto que vivemos constantemente em luta e somos ora os generais ora fazemos parte das tropas, precisamos conhecer e planejar nossos recursos, o nosso território, todos os nossos recursos materiais e tecnológicos favoráveis e também, não menos importantes os pontos que não nos trazem vantagens e ou benefícios a curto, médio e longo prazo.
Para cada medida a ser tomada a maior estratégia é o conhecimento do território para uma probabilidade melhor do resultado final positivo.
Classificação das escolas sobre estratégia empresarial:
1. Escola do planejamento: método formal, documentado dos planos operacionais;
2. Escola do design: método da concepção onde assumimos a liderança e guiamos as nossas tropas sobre os aspectos internos e externos;
3. Escola do posicionamento: Analisamos as decisões estratégicas dos serviços e produtos de posicionamento.
4. Escola do empreendedorismo: O líder define a visão do futuro da missão.
5. Escola cognitiva: Processam-se as informações recebidas externamente