Planejamento Estratético
Disciplina:
GESTÃO ESTRATÉGICA
Professor (a):
Elisangela Queiroz
Aluno (a):
Graziele Sousa da Silva
Matrícula:
12372978
Turma: ADT0502
Período: 5º
Data: 29.04.2014 Semestre/Ano: 1º / 2014
Critérios do trabalho
1 TRABALHO INDIVIDUAL 2 Método de pesquisa livre 3 Prazo de entrega na próxima aula 29 abril 2014
Valor Total: 5 ( cinco )
Análise do Ambiente Externo
1. Qual a diferença entre tendências e descontinuidade? Como elas influenciam na formulação estratégica das organizações? Como funciona o efeito "gatilho" e que cuidados se deve tomar em relação a ele?
Tendências: São as variações no ambiente externo, lentas ou rápidas, mas persistente, que podem afetar de forma leve ou profunda os negócios ou as atividades da instituição, de seus clientes, de seus concorrentes, de seus fornecedores ou da sociedade e geral. Tendências significa que algo vai acontecer, mostra para onde as coisas estão se inclinando. Isso é muito importante na medida em que podemos antecipar problemas e soluções, e definindo as melhores estratégias de atuação para que possamos atingir o alvo.
Descontinuidade: São mudanças bruscas no ambiente externo à organização, que ocorrem em curtíssimo espaço de tempo, como uma revolução, uma mudança de governo, uma explosão, um terremoto, um choque de trens, ou morte repentina de alguma pessoa muito importante.
Ambas, as tendências e a descontinuidade podem influenciar positivamente ou negativamente no ambiente externo da empresa, elas podem ser percebidas ou detectadas através de pesquisas e análises. Elas afetam diretamente na formulação estratégica de qualquer organização nos dias atuais. Com o advento da Globalização, qualquer fator externo, qualquer mudança, seja ela brusca ou lenta, influencia a organização como um todo pois todas as organizações estão interligadas pela Globalização.
Gatilho: São situações singulares onde mudanças lentas mais