Planejamento estratégico
Aluno: Thiago da Silva Melo
______________________________________________________
Exercício
1ª. Questão: proposta pelo Prof. Ricardo Alágio:
Considerando a diferença entre Planejamento Estratégico Situacional – PES e o planejamento tradicional, explique porque: A) O planejamento tradicional seria muitas vezes autoritário.
Sim,a combinação que o País herdou do período militar (1964-1985),era não só autoritaria, mas tambem um Estado que associava patrimonialismo e autoritarismo com clientelismo, hipertrofia com opacidade, insulamento com intervencionismo, deficitarismo com megalomania,alem de não atender ao projeto das coalizões de direita e muito menos daquelas de esquerda. B) O planejamento tradicional seria “economicista”.
Segundo o dicionário Aurélio a palavra “Economicista” faz referencia ao Indivíduo que é adepto do economicismo [aquele que é econômico].
Ao meu ver o estado não era e nem nunca foi economicista.No planejamento tradicional com seu legado de mais de 20 anos de autoritarismo não contemplou os recursos como escassos. Os recursos eram financiados (interna ou externamente )conseqüentemente tínhamos um aumento da dívida imposta à população e os políticos eram virtualmente inesgotáveis, uma vez que seu aparato repressivo a serviço do regime militar sufocava qualquer oposição.
C) O PES seria “estratégico” em uma dupla conotação.
Sim, pois é empregado na sua dupla conotação de movimento que visa à solução de uma situação que se configura como um problema para o ator que planeja e de movimento em que este ator enfrenta ou vai ser enfrentado por um adversário que também se move, inclusive em resposta às suas ações.
Estratégico, ademais, por ter seu foco nos projetos de longo prazo de maturação, mais do que em simples manobras táticas (de curto prazo);
D) O PES incorpora metodologicamente a concepção de que o jogo social é de “final aberto”.
Sim, pois a ação humana é intencional e nunca inteiramente