Planejamento estratégico
São cinco as funções administrativas: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Planejar é a primeira e mais importante função dentre as cinco, pois esta função origina as outras funções e serve de base para as mesas.
Toda empresa realiza a função de planejar, mesmo que esse planejamento não seja fruto de uma análise detalhada do mercado alvo, das forças e fraquezas da empresa e das oportunidades e ameaças do ambiente.
O planejamento é essencial para a empresa, pois é através dele que são estabelecidos os objetivos da organização e as estratégias para alcançar tais objetivos.
Um planejamento formal e baseado em estudos das variáveis internas e externas a empresa é, principalmente, necessário para grandes organizações, devido ao elevado número de recursos que ela possui e ao alto nível de suas aspirações.
De Acordo com Rebouças (2009:17):
“Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada.”
Ainda de acordo com o mesmo autor (2009 p.17):
“O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto a formulação de objetivos quanto a seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consolidação, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada.”
Daí, percebe-se que o planejamento estratégico organiza e determina as aspirações que a empresa irá perseguir, bem como a maneira pela qual a empresa irá perseguir tais aspirações. Estas aspirações formuladas no planejamento estratégico têm como base a situação interna e externa da organização e as variáveis que influenciam a empresa.
O primeiro passo na elaboração do planejamento estratégico é o diagnostico estratégico.
No diagnostico estratégico é