planejamento estratégico
O sector da construção possui um papel importante na economia de um país, tanto pela sua representatividade no PIB nacional como pelos efeitos positivos na geração de emprego. Apesar disso, este sector é caracterizado por falta de mão-de-obra qualificada, desperdícios em elevado grau de complexidade. Assim sendo, torna-se necessário a aquisição de conhecimento de novas técnicas de gestão que garantam a utilização de ferramentas que permitem produzir melhores resultados.
Just in time é um sistema de produção que vem crescendo mundialmente a cada dia, e determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. O termo just in time é em inglês, e significa na hora certa. Tal sistema pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.
Atualmente no Brasil, o planejamento para construções civis ainda está atrasado tecnologicamente quando comparado a outros países. A dificuldade de contratação de mão-de-obra qualificada, e planejamento inadequado, são alguns dos fatores de uma baixa produtividade no setor.
Em nossa região podemos citar a Laccheng, uma empresa do ramo da Construção Civil que investe em inovação de projetos e tem a capacidade de construir um prédio de oito andares em dez meses respeitando todas as normas vigentes. A mesma possui essa capacidade, pois usa paredes pré-moldadas que são fabricadas especificamente para cada tipo de obra, agilizando-a em um todo.
Para que uma construção seja mais eficaz é preciso que os materiais necessários sejam solicitados de acordo com um planejamento , seguido de um cronograma de execução , evitando assim, que uma grande quantidade desses materiais fique estocado por muito tempo e correndo o risco de ser danificado. Além disso, é vantajoso o uso de equipes polivalentes, ou seja, equipes capazes de exercer vários tipos de trabalho.
Portanto, é necessário identificar e eliminar