Planejamento Estratégico
Professor: Maurício
Disciplina: Introdução à Administração
Aluna: Isabela F.
Resenha baseada no livro “Planejamento Estratégico”
Unidade 1 – Introdução ao processo de Planejamento Estratégico
O professor Maurício Fernandes Pereira aborda em seu livro um assunto que é imprescindível no mundo da gestão, o Planejamento Estratégico, que pode ser aplicado nas mais diversas estruturas organizacionais. Na primeira unidade encontramos uma introdução, entretanto, não breve, deste processo. É descrito em sequência os conceitos de sustentação, aplicação e formulação de uma administração estratégica com rumo ao sucesso, ou seja, aos Resultados. A essência desse processo inicia-se com a equação C + T = C, que significam, sequencialmente, Curiosidade, Transgressão e Criatividade. São elas capacidades que um administrador deve elaborar e aplicar junto com seu planejamento estratégico.
As siglas-chave são de suma importância para o entendimento deste processo, portanto, o autor as apresenta enfaticamente em seu livro. Podemos citar CIF = R, onde C é o Cliente, I o Investidor, F o Funcionário e no somatório dessas necessidades, temos o Resultado. São elas as razões de uma organização, todas com a mesma prioridade, e ao mesmo tempo. Também é significativo frisar a sigla POCD, que pode ser utilizada em todas as áreas da Administração, pois se baseia nos princípios básicos de gestão. Onde é necessário saber Planejar, Organizar, Controlar e Dirigir. Por sua vez, o autor traz como ferramentas diferenciais para o sucesso de uma organização a geração de ideias, que é a Criatividade, e a prática dessas mesmas ideias está contida no processo de Inovação, e para o administrador tomar as decisões que proporcionam o alcance destas, é necessário que ele tenha Flexibilidade.
Os processos de progresso e evolução do Planejamento estratégico se deram ao longo dos anos, mas teve seu ápice alcançado no acontecimento chamado Revolução Industrial. E ao final, no ano 2000, a partir da