Planejamento estratégico
Planejamento é um processo, considerando aspectos como qual assunto a ser abordado, quais os elementos que são propósitos, objetivos, orçamentos, normas a serem utilizadas, qual é o tempo necessário para conclusão do planejamento, onde será elaborado, em que departamento, se corporativo qual será a característica desse planejamento, se complexo ou simples, se estratégico ou tático, podendo assim ocorrer ou não essas características de forma mútua ou em caso exclusivo.
Embora algumas vezes confundido o planejamento não é uma projeção, que se trata de uma situação futura considerando que tenderá a ser igual ao passado, não é uma previsão, que entende-se pelo esforço de verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer baseado em registros e probabilidades, não é uma predição, que defende que uma situação do futuro tende a ser diferente do passado sem que a empresa tenha controle sobre o processo e desenvolvimento, não é uma resolução de problemas, que é a atuação imediata para correção de falhas entre a empresa e forças externas, por fim não é um plano, que seria o documento formal, consolida as informações e atividades desenvolvidas no planejamento. É a formalização do planejamento.
Planejar na realidade envolve um modo de pensar que leva a indagações gerando questionamentos do que fazer, como, quando, quanto, para quem, porque, por quem e onde fazer. O propósito do planejamento é desenvolver processo, técnicas e atitudes administrativas, que implicarão nas decisões tomadas no presente focando o resultado futuro, para que cheguem de forma mais rápida, coerente, eficiente e eficaz nos seus objetivos, tendo ainda a diminuir as incertezas de um processo decisório, aumentando assim a probabilidade de sucesso nos objetivos.
Princípios de planejamento
Para que a empresa esteja situada em seu planejamento é necessário respeitar os princípios visando com que ocorra seu objetivo final esperado. Os princípios podem ser gerais ou