Planejamento estratégico
O objetivo deste capitulo é fundamentar com bases nos conceitos de planejamento estratégico e administrativo os objetivo as gerais e específicos definidos neste projeto. Visa-se com esta fundamentação propor análises criticas buscando assim encontrar soluções aos objetivos que se deseja alcançar
2.1.1 Conceitos de Planejamento estratégico Existe grande dificuldade em estabelecer com amplitude e abrangência, um planejamento dentro das empresas. Por tanto, Rebouças (1985) estabelece cinco dimensões de planejamento onde os aspectos básicos seriam:
• Planejamento correspondendo ao assunto abordado, como produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, recursos humanos e etc.
• Os elementos básicos do planejamento podem ser citados como propósitos, objetivos, estratégias, políticas, programas, orçamentos, entre outros.
• Tempo de planejamento, por exemplo, curto, médio ou longo prazo.
• Unidades organizacionais onde será elaborado o planejamento, neste caso pode-se ter planejamento corporativo, de unidades estratégicas de negócios, de subsistência, grupos funcionais, divisões, departamentos, de produção etc.
• As características do planejamento que podem ser representadas por complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade; planejamento estratégico ou tático, confidencial ou público, formal ou informal, econômico ou caro.
O planejamento pode ser conceituado como um processo, desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada de modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos para a empresa. Além disso, o planejamento é, ainda, um processo contínuo um exercício que é executado pela empresa independentemente de vontade especifica.
O propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável a ponto de avaliar as implicações futuras das decisões presentes