PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Disciplina: Administração
Bruna Rodrigues da Silva RGM: 88701-3 Christopher Batista dos Santos RGM: 88731-5
SÃO PAULO
Maio 2014
Segundo Christensen e Rocha (1995, p.291), as origens do termo estratégia encontram-se na teoria militar, de onde foi adotado, significando a utilização do combate para atingir a finalidade da guerra. No contexto organizacional, a estratégia corresponde à capacidade de se trabalhar contínua e sistematicamente o ajustamento da organização às condições ambientais que se encontram em constante mudança, tendo sempre em mente a visão de futuro e a perpetuidade organizacional. No significado em geral sobre “estratégia” observa-se que seu norte principal diz respeito a ser capaz de posicionar-se corretamente frente às situações principalmente quando se está diante de incertezas e turbulências do ambiente, seja ele no plao financeiro, seja no âmbito de suas atividades internas e processuais.
O conceito também é usado para fazer referência ao plano idealizado para dirigir um assunto e para designar o conjunto de regras que asseguram uma decisão óptima em cada momento. Por outras palavras, uma estratégia é o processo selecionado através do qual se prevê alcançar um determinado estado futuro.
A estratégia militar é uma das dimensões da arte da guerra, juntamente com a táctica (a correta execução dos planos militares e as manobras na batalha) e a logística (que assegura a disponibilidade do exército e a sua capacidade combativa). A estratégia visa planear e dirigir as campanhas bélicas. Também se ocupa do movimento e da disposição estratégica das forças armadas.
Por outro lado, convém recordar a existência dos jogos de estratégia (emprestado do jargão militar), que são entretenimentos (jogos de tabuleiro como o xadrez, por exemplo) onde a vitória é alcançado graças ao