Planejamento estratégico
Para as empresas são poucos os caminhos que servem, ou seja, somente o caminho do sucesso, do crescimento e da estabilidade.
Planejamento
Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças, até a nossa vida pessoal e familiar. Portanto, podemos dizer que planejar é decidir antecipadamente o que fazer, como fazer, quando fazer e com que recursos.
Estratégia
O conceito de "estratégia" é oriundo de um cenário de guerra. As constantes lutas e batalhas ao longo dos séculos fizeram com que os militares começassem a pensar antes de agir. A condução das guerras passou a ser planejada com antecipação e quanto melhor a estratégia, maiores as chances de vitória.
Cinco princípios básicos da estratégia militar:
1. Use a inovação a seu favor;
2. Confunda o inimigo;
3. Avance no passo certo e atue rapidamente;
4. Recolha toda a informação possível;
5. Conte sempre com o pior.
Sun Tzu em "A Arte da Guerra" (500 a.C.)
A estratégia trata, basicamente, de duas coisas: decidir para onde você quer que a sua empresa vá, e, então, como você quer conduzi-la até lá.
Planejamento estratégico
Estes conceitos de estratégia sofreram uma série de aperfeiçoamentos e foram adequados à gestão empresarial. Hoje sem planejamento uma empresa não sobrevive.
A elaboração de um planejamento estratégico aumenta a probabilidade de que, no futuro, a organização esteja no local certo, na hora certa. Um bom plano estratégico pode oferecer uma visão de futuro. Independente do porte da organização, o plano estratégico indica a direção certa.
Segundo Peter Drucker, o planejamento estratégico é um processo contínuo com o qual, com o maior conhecimento possível do futuro, possamos tomar decisões atuais que envolvam riscos, organizando sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através