Planejamento Estratégico
Algumas disciplinas que leciono possuem, no seu plano de ensino, o planejamento estratégico, matriz Swot, BCG, Cinco Forças de Porter, posicionamento… Enfim, como pensar na comeptitividade das empresas, na tentativa de sobreviver em um mercado altamente competitivo. E não é que o Fábio Mesquita Torres, um publicitário da Grão Novo escreveu, para o site Administradores.com , um ótimo texto sobre como pensar (planejar) estratégicamente uma pizzaria.
Se você gosta de pizza, quer abrir uma pizzaria ou vai fazer uma das minhas provas (rs), vale a pena ler o texto.
Ideias de ações estratégicas para pizzarias. por Fábio Mesquita Torres
Provocações criativas de ações que as pizzarias poderão adotar para a conquista de novos clientes e para a manutenção da preferência de clientes conquistados.
Pizza! Quem não gosta de uma boa pizza? Quem na nossa cultura não já parou e disse: hoje, quero comer uma pizza? Ou, no meio da turma, não exclamou em alta voz: “vamos comer uma pizza!” A pizzaria é um dos negócios mais bem cotados do mercado em que vivemos. Por ser da área de alimentação, é um dos últimos tipos de negócios que sofrem com os movimentos da economia, e um fator muito interessante para a pizzaria é que é um tipo de produto que não sofre com a sazonalidade, ou seja, todo mundo come pizza em todos as épocas do ano.
Segundo dados do SEBRAE, o mercado de Pizzaria cresce acima de 5% em vendas todos os anos. E existem vários tipos de pizzaria apresentados hoje pelo mercado. Existem as tradicionais, aquelas com um grande salão, com mesas, cadeiras, garçons indo e vindo, servindo os diversos clientes; existem também aquelas com ambientes diferenciados, que investem pesado no glamour e no charme do local. Tabalham uma arquitetura requintada, uma decoração rebuscada, onde a pizza ganha uma característica de jóia de grande sabor. São as conhecidas como “Forneira”. Elas atendem a um público de alto poder aquisitivo por