Planejamento estratégico
Disciplina Gestão Social II
Docente: Vanessa
Discentes: Elaine Gomes e Nildes Teixeira
Conceitue o Planejamento Estratégico apontando suas principais características e discorra sobre a aproximação desse planejamento como instrumento do Serviço Social, partindo da reflexão de Rosângela Fritz.
O Planejamento Estratégico é um instrumento da administração estratégica, e se constitui numa ferramenta gerencial, como um meio para alcançar objetivos previamente estabelecidos, com racionalidade, em vistas de alcançar a eficiência, eficácia e efetividade dentro de uma organização, É indispensável para impor uma racionalidade central às decisões, estimular a convergência de esforços e focalizar a atenção dos decisores nos fatores-chaves para o sucesso da organização.
É um instrumental que pode ser escolhido com o objetivo de dar direção à necessidade de redefinições futuras de uma organização, setor ou atividade. É uma metodologia de ação que pode ser manipulada para a transformação ou manutenção de determinado estado.
Como a realidade em que vivemos está em constante transformação, e é nessa realidade que se dá a intervenção profissional do assistente social, o Planejamento Estratégico é uma das ferramentas atuais que pode ser apropriada pelo Serviço Social, de maneira crítica, para imprimir dinamicidade, organicidade e concretude a intervenção profissional. Junto a outros instrumentais, é um dos caminhos para avançarmos com competência técnica, contanto que munidos de competência política.
Essa relação entre o Planejamento estratégico e o Serviço Social se dará por intermédio de poder e participação. A participação se concretiza e se consolida por intermédio do poder, considerando ser fundamental a posição ocupada pelas pessoas nos processos de mudança ou manutenção de determinada situação. A participação apresenta-se como um valor indiscutível na trajetória do Serviço Social e nas organizações, como uma visão