Planejamento Estratégico
Elaborado em: 2013
Motivadores: Mudanças do marco regulatório no Brasil – criação dos regimes de Cessão onerosa e partilha, crescimento da produção americana de shaale gas e tight oil e crise econômica mundial de 2008.
Horizonte de 17 anos: a elevação da produção de petróleo após 2020 requer, além do desenvolvimento do potencial exploratório existente em 2013, a incorporação de áreas adquiridas em novos BIDs (concessão de partilha).
O Plano estratégico 2030 tem como premissa fundamental o crescimento da nossa produção de petróleo até 2020 e sua sustentação no período de 2020-2030 com potencial de produtor em média 4,0 milhoes de barris de óleo por dia (bpd).
A partir do crescimento da produção de óleo foram definidas as estratégias dos nossos segmentos de negócios, com destaque para a atuação integrada da produção de petróleo e gas natural com expansão da capacidade de refino para 3,9 milhões de bpd em 2030 e com o crescimento da oferta de gás natural para o mercado brasileiro.
Pós graduação em Gestão de Documentos e Informaçãop
Wellington dos Santos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO ÂMBITO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO
São Paulo - 2014
INTRODUÇÃO
O Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006). O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar (TEIXEIRA, 2005).
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO