Planejamento estratégico
O planejamento é uma ferramenta fundamental para o sucesso de toda organização, na medida que possibilita a adoção de medidas pró-ativas em relação ao futuro. É um processo gerencial e como tal deve levar em conta as condições internas e externas à empresa para a elaboração de planos capazes de determinar os rumos ou formas de atingir objetivos.
Cada organização deve elaborar seu planejamento de acordo com suas necessidade e expectativas, de forma a atingir seus objetivos. Em ambiente de mudanças contínuas, a capacidade de adaptação rápida torna-se vital para a sobrevivência das organizações e desta forma o planejamento capacita as empresas no estabelecimento de estratégias competitivas e eficazes.
São muitas as vantagens do planejamento, e dentre elas podemos ressaltar a melhoria nos controles internos, na gestão do tempo, o aumento da racionalidade na tomada de decisões e o aumento da flexibilidade.
Podemos identificar três tipos de planejamento: estratégico, operacional e tático. O planejamento estratégico tem a ver com a visão de futuro da empresa, onde esta pretende chegar e qual a direção deve seguir. Este é concebido a partir da análise crítica de cenários, avaliando forças e ameaças e culminará com a elaboração de um documento onde estarão explicitados a visão de futuro, missão e valores. È um planejamento de longo prazo.
O planejamento operacional refere-se ao dia a dia da empresa. Deve ater-se às rotinas, na definição do como fazer para se chegar ao objetivo proposto.
Já o planejamento tático tem objetivo de médio prazo, nele são delineados os meios necessários para o atingimento dos objetivos delineados no planejamento estratégico.
O primeiro passo para a construção de Planejamento Estratégico é a definição de
Missão, que nada mais é que a razão da existência da empresa: quem somos e o que fazemos. Para a definição da Missão de uma empresa, devem ser conhecidos os clientes, o que está sendo