Planejamento estratégico
Embora o processo de crescimento das organizações esteja repleto de acidentes, eventos aleatórios, acontecimentos fortuitos, coincidências, azar, sorte, é inegável que o planejamento ajuda em muito na gestão do processo de crescimento. Na maior parte do tempo, as coisas estão fora do curso. O que se faz são constantes correções. Chega-se ao objetivo sabendo-se de onde partiu, para onde se quer ir e corrigindo a rota. Portanto, é fundamental que se definam para onde se quer ir (qual é o objetivo), os recursos e as ações necessárias. Para tanto, é imprescindível o planejamento.
Pode-se conceituar o planejamento como um método de ordenação de atividades com vistas a alcançar os objetivos propostos e, portanto, atingir um futuro desejado. O seu propósito básico não é o de prever o futuro, mas o de examinar alternativas futuras, analisar o leque de escolhas, priorizar, optar por uma delas no sentido de minimizar ações incorretas e prever e prover os meios e recursos necessários, no intuito de buscar a redução de incertezas e minimizar os riscos.
Planejamento estratégico é o processo de seleção dos objetivos de uma organização. É a determinação das políticas e dos programas estratégicos necessários para se atingir objetivo específico rumo à consecução das metas e o estabelecimento dos métodos necessários para assegurar a execução das políticas e dos programas estratégicos.
É o processo de planejamento formalizado e de longo alcance empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais, é o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro.
Processo - Planejamento é um processo, sendo portanto permanente, vivo, dinâmico, capaz de incorporar as mudanças do ambiente. Deve durar enquanto a empresa existir.
Mobiliza - Este processo aglutina forças e mobiliza a empresa como um todo,