PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“O Futuro não é mais como antigamente.”
Casey Stengel
DESIGN GRÁFICO
FOTOGRAFIA
2º semestre 2012
Prof Suzelaine Mendes
I – A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Cobra (1992) discorrendo sobre a história do marketing, ressalta que as empresas estiveram ao longo de 400 anos enfoques distintos na forma de conceber, produzir e vender um produto.
1600 a 1899 – Orientação para a produção
Segundo o mesmo autor, a era da produção estendeu-se de 1.600 a 1.899, sendo que se iniciou com a produção de subsistência, passando em 1.700, com o desenvolvimento das pequenas cidades, à produção por encomenda e chegando ao final do século XIX à produção em massa.
Neste período, época da Revolução Industrial, a preocupação central era a produção massiva de produtos não diferenciados e a indústria que oferecesse o menor preço obtinha vantagem sobre as outras. A ênfase era dada aos processos de produção e à redução de custos. Aqui, o cliente não tinha nenhum poder de negociação, era uma troca onde prevalecia o interesse das indústrias.
Com a demanda maior que a oferta, esta foi a concepção de marketing da época, conhecida pela célebre frase de Henry Ford: “Dêem a eles em qualquer cor, desde que seja preto”. (Ansoff e McDonnell, 1993:26)
Esta era a visão das indústrias e de seus proprietários, a produção tinha um fim em si mesma independente das necessidades ou opiniões daqueles que consumiam os produtos.
Tal postura foi possível em função do ambiente competitivo bem diferente do atual, com oportunidades de crescimento, demanda crescente e escassez de produto. Ansoff e McDonnell (1993) ressaltam como características deste período a definição clara dos setores industriais e, portanto, dos concorrentes. Na área política, enfatizam que o setor industrial encontrava-se bastante protegido contra a interferência externa, sendo as indústrias amparadas pelas políticas econômicas dos governos.
1900 – Orientação para o