Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é o mais amplo dos planejamentos. Abrange toda a organização como um sistema único e aberto, é realizado no nível institucional da empresa. É um conjunto de tomada de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou devem afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É projetado a longo prazo, seus efeitos e consequências estendem-se por anos, também envolve a empresa em sua totalidade, preocupando-se em atingir os objetivos da organização, além disso, está voltada para a empresa e seu ambiente de tarefa. É dividido em sete etapas: determinação de objetivos, análise ambiental externa, análise organizacional interna, formulação de alternativas, elaboração do planejamento, implementação e execução e avaliação dos resultados.
PLANEJAMENTO TÁTICO
Refere-se ao nível intermediário da organização, ligando o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações. Entre suas principais características, temos que o planejamento é um processo permanente e contínuo, sempre voltado para o futuro, há preocupação com a racionalidade na tomada de decisões, é sistêmico, interativo, além disso é também uma técnica de alocação de recursos, cíclica, de coordenação e de mudança e inovação. É uma função administrativa que interage dinamicamente com as demais. O planejamento tático é o conjunto de tomada de decisões sobre empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis mais baixos da hierarquia da organização. Suas principais diferenças estão no nível de decisões, na dimensão temporal e na amplitude de efeitos. Há limitação das variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
No planejamento operacional, a preocupação é com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas, refere-se também às operações realizadas no dia-a-dia no nível operacional. O foco