Planejamento estratégico
O planejamento em nossas vidas é efetuado em todo tempo, pois desde que acordamos planejamos como será o nosso dia, qual roupa usaremos, que caminho faremos para o trabalho, ao chegar no trabalho... Assim como podemos ver o planejamos é um cronograma das atividades que realizaremos em nosso dia-a-dia, família, empresa, vida.
Segundo Hindle (2002, p.142) os primeiros conceitos de planejamento devem ter surgido na pré-história, entre as “donas-de-casa” que não tinham espaço nem tecnologia para conservar alimentos e, por isso, tinham que programar o momento certo de buscar gravetos e preparar a refeição.
No contexto organizacional não é diferente, pois o mesmo necessita que seja feito um planejamento das ações futuras com muita antecedência para que realizem as melhores escolhas e a empresa alcance os objetivos almejados.
Conforme Maximiano (2004), o processo de planejamento é utilizado para administrar relações futuras. As decisões que influenciam ou que são colocadas em práticas no futuro, são decisões de planejamento.
Ainda segundo Maximiano (2006), o processo de planejamento pode ser definido de várias formas:
• É definir objetivos a serem alcançados;
• É definir meios alcançar resultados esperados;
• É passar de uma situação conhecida para uma situação desejada num determinado espaço de tempo;
• É tomar decisões no presente que vão afetar no futuro para, assim, reduzir o nível de incerteza.
Um bom planejamento pode ser mudado a qualquer momento à medida que o mundo globalizado impõe algum tipo de mudança.
Devido às grandes mudanças ocorridas no mundo globalizado, a satisfação dos clientes internos e externos tem sido a tônica das organizações, que estão investindo em