Planejamento estratégico
Juliano / Alessandra
Prof. Marcio
Faculdade de Tecnologia
Curso Técnico em Qualidade
19/11/2012
RESUMO
Conforme o dicionário Michaelis planejamento estratégico é “a arte de dirigir coisas complexas”. Pode-se dizer então que planejamento estratégico é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo o “plano estratégico”, ou seja, seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações de forma a determinar rumos e estratégias para atingir um objetivo.
A gestão estratégica trata em primeiro lugar da formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos.
1 INTRODUÇÃO
O planejamento estratégico envolve a definição de uma visão e metas de apoio que possam ser avaliadas frequentemente e adaptado conforme necessário.
Devemos ter um ponto de partida para elaboração do plano estratégico.
O Planejamento Estratégico consiste de planos de longo prazo (5 a 10 anos), Planos de médio prazo (3anos) e Plano anual.
Longo prazo – Neste plano, são definidas estratégias (meios) para se atingir a visão do futuro (fins) da empresa. Essas estratégias visam trazer mudanças estruturais no negócio (estas estratégias devem contemplar medidas radicais reformuladoras da estrutura da organização, que irá propiciar a competitividade nos próximos anos).
Plano de médio prazo – Neste plano são estabelecidas metas sobre as estratégias do plano de longo prazo e feitas projeções financeiras que suportem as medidas para o atingimento das metas.
Plano Anual – Neste plano é feito um detalhamento do primeiro ano dos planos de longo e médio prazo, com metas concretas, até o ponto de se terem os planos de ação e o orçamento anual.
As estratégias serão implementadas ao longo dos anos e são as bases para o Plano Anual de longo prazo. O plano de longo prazo é o documento que ilumina o Plano Anual, dando-lhe a direção a seguir. Tanto o plano de longo