Planejamento estratégico
Inaugurada em 26 de Fevereiro de 1998, em imóvel alugado no bairro de Vila Medeiros, na zona norte de São Paulo, a clínica inicialmente contava com os serviços de odontologia. Em maio de 1998, iniciou atividades de psicologia. Em agosto de 1999, foi inaugurado o segundo consultório odontológico. No início de 2001, começou a atuar com clínica geral (medicina) e em abril de 2002, fonoaudiologia. Em Junho de 2002 a clínica conta com três consultórios, sendo dois dedicados às dentistas e o outro dividido entre a psicóloga, a fonoaudióloga e o médico (vide Figura 2).
Para trabalho foi usado o modelo de planejamento estratégico proposto por ALMEIDA (2001), complementado pelo Balanced Scorecard (KAPLAN & NORTON, 1997). Todo o trabalho foi desenvolvido em conjunto com a dentista proprietária, sendo que o foco principal das análises estratégicas e financeiras foram os serviços de odontologia. Os outros serviços, entretanto, também foram considerados.
A Missão da clínica foi definida como "Promover a saúde no bairro de Vila Medeiros e vizinhança". Para dar respaldo à missão, identificou-se como vocação a "alta dedicação ao trabalho por parte dos profissionais".
Figura – Localização e Disposição Física da Clínica.
Para a análise dos aspectos internos (Quadro 1), foram identificadas três entidades comparáveis: um consultório considerado "popular", com a estratégia de preços menores e serviços menos diferenciados (coluna A), um consultório com um nível de diferenciação mais elevado (coluna B) e um outro consultório com mulheres dentistas (coluna C). O conteúdo das células do Quadro 1 diz respeito a como a Clinica X se posiciona em relação aos fatores críticos de sucesso identificados.
Quadro 1 – Análise dos aspectos internos. Como resultado desta análise, chegou-se a conclusão que a clínica oferece a melhor disponibilidade de horário, associada a qualidade de atendimento, aparência física e acesso. Como pontos fracos, a clínica conta com as