Planejamento Estratégico Governamental
INTRODUÇÃO:
O presente diagnóstico refere-se a Unidade de Saúde Doutora Nubia Juca Dantas, na cidade de São João do Sabugi, cidade de 5.922 habitantes (segundo o censo demográfico de 2010-IBGE) localizada na região Seridó, interior do Rio Grande do Norte. Essa unidade de Saúde do município é uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e tem como missão, desenvolver ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, servindo como porta de entrada para a inclusão e início de tratamentos do SUS.
A referida unidade funciona de segunda a sábado das 07:00 às 17:00 horas, e oferece atendimento referente a saúde da família nas especialidades de Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral e Enfermagem além de Fisioterapia, psicologia e odontologia. Os principais serviços realizados são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
JUSTIFICATIVA:
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”. (Constituição Federal de 1988, artigo 196) Sendo assim, o dever do estado vai além de disponibilizar hospitais e tratamentos para que a população acesse quando precise, o ideal é que o Estado atue preventivamente, acompanhando o dia-a-dia da comunidade e fazendo com que quando necessário, o tratamento comece o mais breve possível, e é nesse sentido que atuam as UBS (Unidades Básicas de Saúde) como a do município de São João do Sabugi, tendo um papel fundamental na prevenção e nos atendimentos de baixa complexidade.
OBJETIVO GERAL: O presente trabalho tem como objetivo geral, buscar soluções para os problemas detectados após visita in loco, bem como melhorar a qualidade na prestação dos serviços