Planejamento estratégico de marketing
Exportação da Cachaça Sagatiba para os Estados Unidos
Brasília
2012
SUMÁRIO
SUMÁRIO EXECUTIVO 4 INTRODUÇÃO 5
1 DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS DO PLANO DE MARKETING 6
2 ANÁLISE DO AMBIENTE 6
2.1 ANÁLISE SWOT 6
2.2 ESTUDOS DAS TENDÊNCIAS DE MERCADO E PRINCIPAIS CONCORRENTES 7
3 SEGMENTAÇÃO DO MERCADO 8
4 DEFINIÇÃO DOS DIFERENCIAIS 8
3 ANÁLISE DO AMBIENTE 8
5 DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MERCADO 8
6 CRIAÇÃO DO BRAND EQUITY - DEFINIÇÃO DA MARCA 9
7 DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING - COMPOSTO MERCADOLÓGICO 9
7.1 PREÇO 10
7.2 PRAÇA 11
7.3 PROMOÇÃO 12
8 IMPLEMENTAÇÃO 13
9 AVALIAÇÃO E CONTROLE 13 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 14 Referências Bibliográficas 15
Sumário Executivo
O Plano de Marketing a seguir detalhará o caminho para a exportação da cachaça Sagatiba para os Estados Unidos (EEUU). A cachaça, agora produto exclusivo brasileiro para o mercado estadunidense, apresenta grandes oportunidades de exportação e o momento do Brasil internacionalmente nunca esteve melhor. A qualidade superior da cachaça Sagatiba seduziu e continuará a seduzir o público jovem e ainda há espaços a serem conquistados. Essa nova etapa de exportação pretende aumentar o volume de vendas em até 20% na temporada 2012/2015.
Introdução
A Sagatiba S.A, criada em 2004, desenvolve cachaça de altíssima qualidade. Para conquistar os mercados Premium brasileiro e internacional, a Sagatiba investiu em tecnologia, qualidade e posicionamento de marca. Em agosto de 2011, a italiana Davide Campari-Milano comprou a marca brasileira por U$ 26 milhões.
O nome Sagatiba une o sufixo nórdico “saga”, que significa história lendária, heróica, à palavra “tiba”, infinita em tupi-guarani. A empresa emprega cerca de 70 profissionais no Brasil e 20 no exterior. Isso porque a empresa não cuida diretamente da produção da cachaça nos engenhos, mas do seu engarrafamento. A Sagatiba investiu na construção da mais