Planejamento estrategico
Segundo Maximiano (2000, p.203) no campo da administração das organizações "a estratégia abrange os objetivos da organização na relação com seu ambiente: a seleção dos produtos e serviços e dos mercados e clientes com os quais a organização pretende trabalhar". Por sua vez planejamento estratégico é definido como sendo o processo de elaborar uma estratégia, com base na análise do ambiente interno. Continua Kuazaqui (2006, p.297) dizendo que:
[...] enfrentar o mundo dos negócios é como entrar no tabuleiro com suas peças (recursos), pensar em como movimentá-las (estratégias e ações táticas) e, enfim, chegar a um resultado: a vitória ou a derrota [...] essa derrota pode representar a sua saída do tabuleiro, ou seja, do negócio.
O planejamento estratégico difere de um planejamento básico, justamente por possuir uma diretriz peculiar e não apenas um destino a chegar. Para Kuazaqui (2006, p.297) "é necessário chegar primeiro e melhor que outros concorrentes".
Não existe uma "receita de bolo" quando se trata de planejamento estratégico, o modelo ou a estrutura a ser utilizada depende de muitos fatores internos e externos (KUAZAQUI, 2006).
Existem diferentes metodologias para elaboração e implementação de planejamentos estratégicos, mas de uma maneira em geral todos seguem a mesma linha de raciocínio estabelecendo algumas etapas a serem seguidas: Diagnóstico Estratégico; definição da missão e visão da empresa; definição dos objetivos e estratégias.
O diagnóstico estratégico representa a primeira fase do planejamento, onde verifica-se os pontos fortes e fracos que a empresa apresenta, e em seguida as oportunidades e ameaças que a empresa está exposta. Segundo passo é a definição da missão e visão da organização, ou seja, a razão de ser da empresa e a explicitação do que a empresa idealiza, respectivamente. Com base na missão e visão da empresa é que os objetivos são formulados de uma forma simples e objetiva. E por fim a definição das