Planejamento estrategico
Segundo CHIAVENATO, (2007, p131) planejamento estratégico é um processo de tomada de decisão, determinante para o desempenho da empresa envolvendo um conjunto de tarefas de maneira disciplinada e organizada, visando atingir objetivos que levarão a um futuro melhor. Está voltado à formulação de objetivos visando à ação e execução, levando em conta todo o cenário mercadológico e sua evolução.
Através do planejamento estratégico podemos determinar a melhor maneira de associar os recursos disponíveis com a necessidade da sociedade, pondo em prática mudanças contínuas que levem à maior produtividade e à melhor qualidade dos serviços. A função do Plano Estratégico não é apenas levantar dinheiro, ele é também uma ferramenta poderosa que pode transformar a empresa em um local de trabalho melhor.
Para ser bem-sucedido, o empreendedor precisa planejar o seu negócio. Improvisar jamais. Saltar no escuro não é exatamente uma boa pedida. Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento seja pela ansiedade em iniciar o novo negócio, seja pela descrença no instrumento ou mesmo pela desinformação sobre com elaborar um planejamento. (CHIAVENATO, 2007, p131).
Um plano estratégico exige que a empresa analise cuidadosamente do setor no qual irá atuar, analisando seus clientes e a sua concorrência, a fim de determinar quais são suas oportunidades e quais os riscos que a empresa poderá enfrentar. O planejamento estratégico analisa detalhadamente a empresa, buscando identificar objetivamente suas capacidades e recursos, seus pontos fortes e fracos e suas reais vantagens, isso faz com que a empresa a gere relatórios financeiros trazendo projeções e orçamentos, para que esclareça sua posição atual e saiba o que pode esperar do futuro, encorajando-o a criar estratégias e alternativas de negocio ampliando suas chances de sucesso.
Segundo