planejamento estrategico
“O processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se esclarecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada.”
(OLIVEIRA, 2002) Planejamento Tático são os objetivos de médio prazo. É o planejamento dos subsistemas organizacionais. Planejamento Operacional está relacionado com os objetivos a curto prazo e com os níveis hierárquicos mais baixos da organização.
“É a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas.” (OLIVEIRA, 2002)
As organizações planejam a fim de identificar o que deve ser feito. Para saber qual a direção a ser tomada, é a questão do foco. Não há como identificar necessidades sem ter conhecimento do meio social em que está inserido e de sua realidade interna.
A questão do que fazer é a fixação dos objetivos que poderão ser desenvolvidos em um planejamento. Planeja-se:
1. Para verificar prioridades – por que fazer?
2. Para estabelecer metas – quando fazer?
3. Para definir estratégias e ações – como fazer?
4. Para estabelecer responsabilidades – quem fará?
5. Para delinear recursos – qual o custo?
6. Para executar e acompanhar. Antes de desenvolver um planejamento estratégico é importante saber que existem muitas metodologias para essa finalidade. Desde a década de 1970, autores clássicos como Ansoff e Steiner passaram a ver a formulação de estratégias como um processo formal, separado e sistemático. O modelo básico de planejamento, desenvolvido por Steiner surgiu dividido em seis etapas:
• Fixação de objetivos;
• Auditoria Externa;
• Auditoria Interna;
• Avaliação da Estratégia;
• Operacionalização da