Planejamento estrategico
Concorrentes
Dos vários componentes do ambiente competitivo, os concorrentes dentro de um setor devem lidar em primeiro lugar uns com os outros. Quando as organizações competem pelos mesmo clientes e tentam ganhar participação de mercado às expensas dos outros, todos devem reagir e antecipar as ações de seus concorrentes.
A primeira questão a considerar é: quem é a concorrência? Algumas respostas são óbvias: Pepsi x Coca-Cola, ECT x FedEx, Arthur Andersen x Ernst Young.
Porém, as empresas devem identificar seus concorrentes incluindo (1) as empresas estrangeiras, especialmente as primeiras empresas a entrar discretamente em pequenos nichos (uma técnica japonesa tradicional); (2) pequenas empresas domésticas, especialmente por seu ingresso em mercados muito pequenos e de preço elevado; (3) novas e grandes empresas domésticas que estão explorando novos mercados; (4) concorrentes regionais fortes; (5) e entrantes incomuns, como os canais de TV para venda e a explosão de vendas por catálogos.
Quem são os concorrentes habituais do empreendimento?
Clientes
Os clientes compram os produtos e serviços que as organizações oferecem Existem dois tipos de clientes: o finai e o intermediário. Uma pessoa será um cliente finai se comprar um hambúrguer do McDonald's ou um jeans de um varejista numa rua comerciai. Os clientes intermediários compram matérias-primas ou produtos no atacado e depois os vendem aos clientes finais. De fato, os clientes intermediários fazem mais compras do que os clientes finais.
Os clientes são importantes para a empresa por razoes além do dinheiro que pagam por produtos e serviços. Eles podem exigir preços baixos, maior qualidade ou serviços adicionais. Podem também atuar como elemento de competição entre as empresas, como por exemplo, quando um cliente de automóveis (ou um agente de compras) coleta diferentes ofertas e negocia pelo menor preço.
Quem são os principais clientes?
Internos
Externos