Planejamento estrategico
Resposta: Sim, o excesso de tributos e a dificuldade burocrática, são prejudiciais a saúde das organizações pois, ela reduz a capacidade de reinvestimento das empresas, diminui o mercado consumidor e ainda gera enormes custos burocráticos.O Brasil tem impostos de primeiro mundo mas os serviços prestados não são satisfatórios. O comércio além de sofrer com a tributação, também sofre com a concorrência daqueles que não pagam os impostos.
2. Qual a relação entre a contabilidade e o empreendedorismo?
Resposta: A contabilidade é indispensável para o controle dos registros, pois irá fornecer informações sobre custos, giro de capital e dos encargos e tributos. Para que o negocio se fortaleça e se torne saudável, o trabalho do contabilista é fundamental.
O empreendedorismo é importante para o crescimento da empresa, pois ele detém um grande conhecimento sobre a contabilidade.
3. Quais as obrigações fiscais básicas em relação à abertura de um empreendimento?
Resposta: Para um micro ou uma pequena empresa exercer suas atividades no Brasil, é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Dependendo da atividade pode ser necessário também o registro na Entidade de Classe, na Secretaria de Meio-Ambiente e outros órgãos de fiscalização. - Contrato Social; Social é a peça mais importante do início da empresa, e nele devem estar definidos claramente os seguintes itens: Interesse das partes; Objetivo da empresa; Descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas
Ainda na Junta Comercial ou no Cartório, deve-se verificar se há alguma outra empresa registrada com o nome pretendido. Geralmente é necessário preencher um formulário próprio, com três opções de nome. Há estados que já oferecem esse serviço pela Internet.