planejamento estrategico
1) ANÁLISE DE AMBIENTES
1.1) Análise de ambiente externo
1.1.1) Análise de ambiente competitivo (5 forças de Porter)
Grau de rivalidade entre as empresas – por se tratar de um empreendimento pioneiro no mercado capixaba, não existem concorrentes diretos (com o mesmo foco).
Ameaça de novos entrantes – por ser um mercado promissor e com potencial de crescimento, a inauguração e o sucesso da FREE serão atrativos para o surgimento de novas empresas interessadas em explorar esse setor.
Ameaça de produtos substitutos – no caso a FREE, a ameaça de produtos substitutos decorre da existência de outras boates que não foram originalmente concebidas com foco no público GLS, mas que foram “adotadas” pelo público. Contudo, tal ameaça pode ser combatida / minimizada visto que a FREE é um empreendimento que foca a exclusividade, oferecendo serviços com alto valor agregado para um público selecionado e diferenciado, o que reduz a propensão do cliente em buscar substitutos.
Poder de barganha dos compradores - ????????????????????
Poder de barganha dos fornecedores - ????????????????????
1.1.2) Análise de cenários (otimista, pessimista, mais provável)
Otimista: abertura da casa cinco vezes por semana (terças a sábados) com festas temáticas ou particulares e lotação superior a 90%.
Pessimista: abertura da casa três vezes por semana (quintas, sextas e sábados) com lotação inferior a 70% (ver ponto de equilíbrio para definir percentual).
Mais provável: abertura da casa quatro vezes por semana (quartas a sábados) com lotação entre 70% e 90% (ver ponto de equilíbrio para definir percentual).
1.1.3) Oportunidades / Ameaças
Oportunidades: mercado pouco explorado baixa concorrência demanda elevada do público alvo
Ameaças:
Não aceitação do público
Mercado desconhecido e invisível
1.2) Análise de ambiente interno
1.2.1) Análise dos recursos Recursos (tangíveis e intangíveis)
Tangíveis